terça-feira, 14 de fevereiro de 2012





Devido a movimentos cíclicos e repetitivos, a corrida provoca impacto dos pés no solo. Saiba quais os tipos de lesão mais comum neste esporte que cada vez mais desperta o interesse nas pessoas.


Fasceíte Plantar :
Caracterizada por dor na sola do pé. A causa está relacionada com falta de flexibilidade do tecido da fáscia plantar e pela rigidez da musculatura da panturrilha. O alongamento é a melhor forma de prevenir  este tipo de lesão.

Tendinite Patelar:
É a dor na parte da frente do joelho causada pela repetição do movimeto de extensão do joelho durante a corrida. Na maioria das vezes está relacionada com o aumento do volume de treino. Fortalecimento da musculatura da coxa é a melhor forma de prevenir este tipo de lesão.

Síndrome Patelo - femoral:
Mais comum em mulheres e corredores com velocidade mais baixa (pace de 6/km) . A dor localiza-se na região da rótula e a melhor maneira para prevenir é com o fortalecimento da musculatura da coxa.

Síndrome da Banda ílio-tibial:
É a dor na região lateral da coxa. Mais comum em mulheres e obesos. Treino em subida e rodagens longas também podem ser causas para este tipo de lesão por envolver flexões repetidas do joelho por um longo tempo. Alongamento e fortalecimento muscular dos músculos estabilizadores do quadril ajudam na prevenção da lesão.

Tendinite de Aquiles:
É a inflamação do tendão no calcanhar. Ocorre devido ao impacto causado no tendão com a corrida. A prevenção acontece com o alongamento da panturrilha e aumento gradual do volume de treino.

Canelite:
Dor na região entre o joelho e tornozelo conhecida como "canela". È causada pela pronação do pé na corrida, quando a posição do corpo fica anteriorizada ou devido a passadas muito largas. Uso de calçado adequado e fortalecimento contribui para prevenir esta lesão.

Para que essas lesões não atrapalhem sua atividade física não se esqueça :
- usar calçado adequado
- alongar e fortalecer a musculatura
- fazer exercícios educativos
-respeitar o limite do seu corpo: DESCANSAR
-se sentir dor, PARE e procure um especialista

BOAS CORRIDAS !
Carolina R. C. do Prado - Fisioterapeuta
Pós graduada em fisioterapia neuro funcional
Corredora

Um comentário: