sábado, 17 de setembro de 2011

Ganhe ritmo na esteira

Ganhe ritmo na esteira
Abuse dos treinos indoor e ganhe mais cadência para as passadas no asfalto

Manter a cadência das passadas na rua é um dos maiores desafios das corredoras. Para trabalhar essa deficiência, a esteira pode surgir como aliada tanto para iniciantes quanto veteranas. “Mesmo usando frequencímetros modernos, ao correr na rua acontece uma perda de ritmo, decorrente da mudança de piso, obstáculos e influências climáticas. No treino indoor isso não ocorre, a não ser que se altere a velocidade”, explica Alexandre Passos, treinador e professor da academia EcoFit.
O coordenador nacional de atividades coletivas da academia BodyTech, Bruno Lima, concorda e complementa, lembrando que com a programação correta do aparelho e com a ajuda das aulas de running é possível trabalhar todas as formas de treino – inclusive ritmo e resistência. Apesar das vantagens, Passos é a favor da programação manual da esteira, pela facilidade do controle de acordo com a disposição da corredora.
Foco na respiração – “Ao longo de um treino, podemos observar a cadência por meio do controle da velocidade, da frequência cardíaca ou da percepção de esforço. Assim é possível controlar melhor os trabalhos”, complementa Lima. Isso é de extrema importância para as iniciantes, porque, assim como no asfalto, é necessário progredir o ritmo na esteira gradualmente, para obter os resultados de forma saudável.
Se a corredora der suas primeiras passadas na esteira, são necessárias adaptações para transferir os treinos para o asfalto. “Para facilitar essa mudança, incluir pelo menos um treino outdoor por semana para se adaptar é o ideal. A percepção de esforço pessoal – de acordo com a possibilidade de conversar ou não durante o exercício – é muito útil nesse momento”, destaca Passos.
A engenheira Luiza Ostirwski, 28, completou sua primeira prova de 5 km depois de aproximadamente três meses treinando apenas na esteira. “Estava com medo, porque todos me disseram que correr no asfalto era muito diferente. Mas, como estava bem preparada, acabou dando tudo certo. Meu treinador me ensinou a avaliar meu ritmo de acordo com a respiração e, dessa forma, comecei a reconhecer os momentos que meu corpo pedia para diminuir”, destaca

Um comentário:

  1. COMPREI DESSE SITE http://www.mercadozets.com.br/ O SITE ENTREGA RAPIDO COM NOTA FISCAL E GARANTIA

    TEM BERLO ELETRONICOS CELULARES TV NOTEBOOK COMPUTADOR ACESSORIOS PARA CARROS BRINQUEDOS ARTIGOS INFANTIS E MUITO MAIS

    TEM MAIS DE 2000 PRODUTOS.
    ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ... ...
    ESTEIRA

    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?texto=esteira&IDCategoria=504

    ESPORTE E SAÚDE

    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?idCategoria=504

    ResponderExcluir